Resenha do livro: Primavera silenciosa

27-04-2020

Primavera Silenciosa é uma obra escrita na década de 60, pela bióloga americana Rachel Carson, que debate de forma crítica a utilização de agrotóxicos/defensivos agrícolas/pesticidas nos EUA nas décadas de 40 e 50. Ainda que trate-se de uma obra antiga versando sobre os químicos agrícolas, traz consigo um tema contemporâneo à medida que aborda a utilização desses produtos e a forma como convivemos com esse uso, atualmente.

Abordando um ponto de vista bastante voltado para a ecologia dos ecossistemas, demonstra uma visão da agricultura norte-americana da época, contudo embasada em fatos e argumentos. É conveniente a reflexão acerca de que no período em que foi escrita já haviam os sucessos e insucessos da utilização de químicos agrícolas e como, a partir de tantas reflexões e estudos as legislações de cada país foram se adaptando a regulamentação desses produtos.

A leitura é válida, pois além de trazer consigo uma importância histórica, possui uma linguagem bem compreensível tanto para entusiastas, como leigos no assunto. Concebe uma abertura para analisar os distintos e famigerados sistemas de produção agrícolas atuais, contudo deve-se buscar o tão comentado e controverso assunto a partir da ótica de distintos autores e pesquisas cientificas, assim como quaisquer outros assuntos que são tão relevantes para a sociedade como um todo. Afinal, a informação é a arma do sábio.  

Escrito por Jarlane Viana Moreira, aluno do 9° semestre do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará e bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Agronomia.

Universidade Federal do Ceará, Campus Pici - Bloco 806 - Salas 201 e 203
Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora